O SabeTudo! Paraíso da Informação

Inflação oficial desacelera e é a mais baixa para fevereiro desde 2000

IPCA passou de 0,38% para 0,33%, segundo o IBGE. Em 12 meses, índice ficou em 4,76%, mais próximo à meta de inflação do BC.
postimage
A inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, perdeu força de janeiro para fevereiro, passando de 0,38% para 0,33%, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10). Essa taxa é a mais baixa para o mês desde 2000, quando chegou a 0,13%.

Em 12 meses, o IPCA desacelerou para 4,76%, ficando mais próximo da meta de inflação do Banco Central, de 4,5%. Segundo o IBGE, em janeiro, para o mesmo período, o índice havia ficado em 5,35%.

(Em fevereiro, quem impediu que o índice ficasse ainda mais baixo foi o grupo de gastos com educação, cuja variação subiu de 0,29% para 5,04%, representando 70% do IPCA. A maior pressão partiu dos reajustes praticados no início de cada ano. As mensalidades dos cursos regulares, por exemplo, subiram 6,99%.

Os transportes também contribuíram com o resultado do IPCA deste mês. O índice passou de 0,77% para 0,24%, influenciado pelo preço das passagens aéreas, que exerceram o maior impacto individual sobre a inflação oficial ao cair 12,29%.

Alimentos
Os preços dos alimentos, que vinham subindo, também começaram a cair. De uma alta de 0,35%, o grupo foi para uma queda de 0,45%. Esse foi o menor resultado desde julho de 2010. Considerando apenas os meses de fevereiro, esta é a queda mais intensa desde o início do Plano Real (1994). Vários alimentos ficaram mais baratos em fevereiro, como feijão-carioca (-14,22%) e frango inteiro (-3,83%).

Segundo o analista de Índices de Preços do IBGE Fernando Gonçalves, os preços dos alimentos compensaram a alta nos gastos com educação. “A alimentação tem um peso muito grande no orçamento das famílias e na composição do IPCA”, afirmou.

De acordo com o pesquisador, a queda nos preços dos alimentos é explicada pela safra de grãos, que foi mais favorável. “No ano passado tivemos chuvas muito fortes, e alguns lugares com seca, o que atrapalharam a lavoura. Neste ano agora, as chuvas estão mais bem distribuídas, favorecendo a lavoura.”

A queda nos preços dos alimentos fez com que a alimentação em domicílio registrasse baixa de 0,75% ante uma alta de 0,17% em janeiro. Já a alimentação fora de casa registrou alta de 0,11%.

“Apesar de ter tido uma variação positiva, a alimentação fora de casa também apresentou queda, já que em janeiro a variação foi de 0,69%. Mas isso não significa que ficou mais barato comer fora de casa”, destacou o analista do IBGE.
Com pesos menores na composição do índice estão vestuário, de -0,36% para -0,13%, e comunicação, de 0,63% para 0,66%.

Inflação em março
Ainda segundo o analista do IBGE, a inflação em março sofrerá impacto dos reajustes nas tarifas de energia elétrica em todas as regiões do país. A telefonia fixa também poderá apresentar impacto no índice, já que no dia 25 de fevereiro houve redução nas ligações de fixo para móvel.

“Estamos chegando agora no nível dos 4% [do índice acumulado nos últimos 12 meses]. A gente vinha de níveis bem mais elevados. No ano passado estava em torno de 10%. Vamos aguardar para ver como a coisa se comporta nos próximos meses, se a gente consegue permanecer no mesmo patamar.”

Região
O IPCA mais elevado partiu da região metropolitana do Rio de Janeiro (0,68%), puxado pela alta de quase 10% dos cursos regulares. Na outra ponta, está Goiânia, cujo índice recuou 0,39%, reflexo da queda de 4,24% dos combustíveis.

INPC
O IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). De janeiro para fevereiro, a taxa passou de 0,42% para 0,24%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice desacelerou para 4,69%, ficando abaixo dos 5,44% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. (Veja a Reportagem)




Share:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Labels

de descoberta ilha nova vida aranha aranhas brasil brasileiros como doença egito estatua faraó malas morte mundo rapido receita se vaca louca 10 1milhão 2000 2017 AdoroCinema Austrália Fim O que Quéops SabeTudo TRF achada achado acorrentada admite africa agua alabastro alimenta alimentos americanas aneel anos antiguidade apocalipse aracno aracnofobia armazenar arranha artigo assistir associado atmosfera atóxico barreira brilha ca4ne cama carne caro caveira cayman chuva cidade ciencia ciência coer cogumelo cogumelos colageno colágeno come comem comer comestíveis comestível comove compra comprar compras conservar conservar manteiga conta contas continentes continuar corais costela cruzeiro crítica críticas culinaria curiosidade curiosidades da das ilhas de aranha dente desacelera descobre descobrem desumanidade dinossauro dinossauros doeca economia efeito eletrica empilhadas encontra energia escovar escuras escuro espalha espécie estilo de vida estufa etc europa exemplo farao filhote filme final florescente fluorescente fobia fobias forma força fosseis fossil fotos da ilha fósseis fóssil gazes girar globo google mapas gostoso guardar humanos ilhas imagens inceto incetos india inflacao inflação inseto insetos inspiração juizo jupter juízo king kong kong kong a ilha da caveira kong na ilha da caveira larva ligando linhas louca lua maionese mais maleta manteiga manter mapa marte medo medos melhores menino meteoro meteoros milhoes milhões missão modalidade moida molho mortais mosca mosquito muda muida mulher novas novidades novo filme nunca não a esperança o mundo é do inimigo ok onde origem origens pagam pagar parace parar passa pedras piramide planeta planeta horror planta plantas pode pombo por que porque primeira quantidade quanto que ra raios reais regra regras rinosserontes sanitaria sapo saude se manter seja sensibilidade site sites sites de compras sofre sofrimento superfície talvez tambem também tarifa tecnicas terra top top10 trailer tributário três tudo tuta tutancamon tutancâmon twitter técnicas ultra ultravioleta um milhão uma vaca ver vez vi viagem vigilancia violeta violência viu vive vivendo vou

Blog Archive